Tocando Agora: ...

No mundo da Inteligência Artificial haverá lugar para os humanos?

Publicada em: 21/11/2021 10:58 - TV e Cinema

Varias tem sido os alertas sobre os perigos de se confiar excessivamente nos avanços tecnológicos sem se preocupar com seus reflexos na existência humana. Fora os filmes apocalípticos, tipo O Exterminador do Futuro e correlatos, esses alertas parecem coisa de teoristas e fanáticos anti-tecnologia. Não é!

Nas palavras de Stuart Russell, professor da Universidade da Califórnia em Berkeley, que dedica-se há décadas ao estudo da Inteligência Artificial (IA), mas também é um de seus mais conhecidos críticos - ao menos do modelo de IA que ele ainda vê como "padrão" pelo mundo,modelo predominante de Inteligência Artificial é, em sua opinião, uma ameaça à sobrevivência dos seres humanos.

Mas por que um avanço que só tem melhorado as condições de vida em todas as nações, pode se tornar uma ameaça a vida no planeta?

Segundo o pesquisador é com a forma como essa inteligência tem sido programada por seus desenvolvedores humanos, que preocupam, pois: elas são incumbidas de otimizar ao máximo possível suas tarefas, basicamente a qualquer custo, assim, tornam-se "cegas" e indiferentes aos problemas (ou, em última instância, à destruição) que podem causar aos humanos.

Outros como Mark Zuckeberg, aquele do Facebook, Instagran e Whatsapp, discordam e dizem que são alarmismos que beiram as teorias conspiratórias. A pouco ele e sua empresa foram acusados por uma ex funcionaria de promoverem suas plataformas em busca de recursos financeiros, coisa que para eles tem se tornado mera formalidade, sem se importar com o estrago que tem causado a jovens, crianças e ao próprio processo democrático. Para se ter uma idéia cerca de 2.600.000.000 (dois bilhões e seicentas mil) pessoas hoje estão plugadas, ou melhor, conectadas a elas em todo o mundo, ou seja, mais de um terço da população mundial. Responsabilidade com a raça humana é o mínimo que se espera desses empresários do mundo tecnológico, pois se formos partir para o dinheiro a qualuer custo, esse custo pode significar vidas humanas e um futuro incerto ao estilo Arnold Schwarzenegger,

 

Compartilhe: