O leilão foi realizado na B3, Bolsa de Valores de São Paulo, na tarde
desta sexta-feira (29).
A Nova Dutra ofereceu
o maior desconto sobre a tarifa básica de pedágio: 15,31%. A outorga chega a R$
1,77 bilhão pelos próximos 30 anos. A outra concorrente no pregão, a
Ecorodovias ofereceu desconto de 10,60%.
A licitação foi
realizada na modalidade leilão, com critério de julgamento pela maior oferta de
outorga (maior valor de outorga fixa), combinado com o critério da menor tarifa
de pedágio.
Estão previstos R$
14,8 bilhões em investimentos por parte da iniciativa privada, custos
operacionais de R$ 10,9 bilhões e geração de 222.004 empregos (diretos,
indiretos e efeito-renda).
A nova concessão terá
duração de 30 anos, com possibilidade de prorrogação por mais cinco anos. Estão
previstas melhorias como ampliação da capacidade, duplicações, implantação de
terceiras e quartas faixas e vias marginais.
INOVAÇÕES
A nova concessão acontece
com algumas particularidades. Desta vez, o processo será feito com um trecho da
rodovia Rio-Santos, entre o Rio de Janeiro e Ubatuba. Somados, os trechos das
duas rodovias devem ter um total de 625,8 quilômetros.
Outro diferencial é o
conceito de pedágio flexível, que cobrará mais caro em trechos considerados
turísticos durante os fins de semana e feriados do que nos dias úteis. Os
usuários que usam a rodovia de forma frequente devem ter descontos nas tarifas.
Matéria publicada
pela Band Vale